Conheça Mutantes & Malfeitores

Conheça Mutantes & Malfeitores

Compartilhe este conteúdo:

O fascínio do público nerd tem com super heróis não é nenhuma novidade. Dos tradicionais e recorrentes quadrinhos à popularização de filmes do gênero com o MCU, somos atraídos pelas histórias de humanos com super poderes e todos os desdobramentos que isso pode trazer.

Se já adoramos os heróis independentes como o Homem-Aranha Miranha ou o Demolidor, quando se trata de grupos de super-heróis a coisa fica um pouco mais interessante. Aí entra o RPG!

A ideia de interpretar um humano com poderes que faz parte de um grupo como os X-Men é atrativa demais para qualquer rpgista deixar passar. E se os poderes forem ainda maiores, por que não se inspirar nos Vingadores, na Liga da Justiça ou nos Jovens Titãs?

Qualquer que sejam as inspirações, Mutantes & Malfeitores é um RPG perfeito para criar suas próprias aventuras de supers, usando universos consolidados ou criando suas próprias locações cheias de perigos, vilões e batalhas!

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o maior RPG de super-heróis do mundo!

No alto está o título Mutantes e Malfeitores terceira edição. No centro super-heróis no ar, saltando de um prédio. Estão um humanóide robótico saltando lasers pelas mãos, no centro um homem musculoso com asas e máscara de alguma ave. Na direita uma mulher louca e, embaixo dela, um homem-leão. Bem embaixo um homem muito musculoso com corpo de pedra.

As origens

Lançado em 2002 por Steven Kenson, Mutantes & Malfeitores se tornou um sucesso imediato. Com regras que permitem criar e personalizar diferentes poderes e emular grandes feitos, enquanto mantém um estilo rápido e ágil, o RPG se tornou o principal para quem quisesse jogar esse gênero. Ao jogar M&M, o jogador realiza um teste jogando um d20 nas rolagens e tendo que atingir uma Classe de Dificuldade. Isso aproxima o jogo de outros com mecânicas similares (incluindo o próprio Tormenta20), mas como Mutantes & Malfeitores não tem classes, isso permite personalizar os personagens e seus poderes e criar personagens mais únicos.

Logo, a editora Green Ronin e o autor foram lançando diversos suplementos, desde ampliações das capacidades, com novos poderes e desafios, até outros que expandiam a temática. Agentes da Liberdade permite desenvolver a ideia de aventuras mais realistas, no melhor estilo vigilantes, enquanto O Livro da Magia traz poderes mágicos, arquétipos de vilões nesse estilo e tudo para quem gosta de aventuras na linha de Doutor Estranho. A Jambô Editora adquiriu a licença e passou a lançar a tradução oficial do jogo no Brasil, desde o manual básico até os suplementos (além desses já citados, vieram Mecha & Mangá, Poder Supremo e Manual do Malfeitor).

A edição atual

Com um sistema estruturado e suplementos permitindo expandir os jogos para vários estilos, Mutantes & Malfeitores angariou uma grande base de fãs. Novas edições agregaram mudanças de regras que facilitavam ainda mais o jogo e eram sugeridas pela comunidade. Atualmente, o jogo está na 3ª edição, e além do livro básico que contém todas as regras necesssárias para jogar, a Jambô havia lançado o suplemento Arquivos de Poderes, com 100 novas opções de superpoderes, , incluindo habilidades de artes marciais e armaduras super tecnológicas.

Se quiser saber mais sobre as regras e os capítulos do livro básico, leia essa matéria do Eduardo Filhote para o site MovimentoRPG.

 

LANÇAMENTO: Mutantes & Malfeitores — Guia do Mestre

Acaba de ser lançado o novo suplemento para o maior RPG de super-heróis do mundo!

O Mutantes & Malfeitores — Guia do Mestre é um livro voltado para criar campanhas e mundos interessantes para jogos de Mutantes & Malfeitores e para facilitar quem está mestrando. O livro contém várias ferramentas e referências úteis para o mestre de M&M, incluindo vilões, arquétipos, desafios, mundos, 2 aventuras prontas e covis completos com mapas e informação de jogo.

Capa do Guila do Mestre para Muatntes e Malfeitores. De cada lado uma mesa com vários vilões perfilados. Ao meio, um púlpito com um vilão mascara e de armadura, tendo o símbolo de um planeta dourado. Ao fundo a sigla EVIL.

 

Se quiser saber um pouco mais sobre esse lançamento, assista a esse episódio recente do JambôVerso em que o editor Thiago Rosa fala mais sobre a obra.

 

Jogando

Criar um super-herói único é algo que cativa qualquer jogador de RPG. Ao jogar M&M, as mecânicas auxiliam na criação de personagens e em deixá-lo diferente e único. Cada jogador poderá criar poderes diferentes que tanto podem ser influenciados pelas obras que gostamos, quanto podem ser completamente inéditos (afinal, criatividade pra criar poderzinho é o que não falta a um jogador de RPG).

No caso do mestre, ideias de campanhas únicas também são possíveis, claro, principalmente com o auxílio do recém-lançado Guia do Mestre.

Imaginou uma campanha em que todos os personagens jogadores são vilões que precisam formar um time, estilo Esquadrão Suicida? Só jogar! Quer uma pegada de reinterpretar os tropos desse tipo de narrativa, como Watchmen ou The Boys? Só conversar com o grupo, alinhar as ideias e expectativas e jogar!

Stream de Mutantes & Malfeitores da Jambô

Se quiser ver uma mesa sendo jogada, a campanha Vanguarda ocorreu no canal da Jambô Editora. O mestre foi Thiago Rosa, enquanto os jogadores foram Marcelo Cassaro, Victor Lucky, Sil, Luiza e Bebel.

Clique abaixo para assistir:

 

Adquira o recém-lançado Guia do Mestre

Clique aqui e adquira o Mutantes & Malfeitores: Guia do Mestre para deixar seus aventuras de super-heróis ainda mais empolgantes!

 

Mutantes & Malfeitores: Guia do Mestre
Autores: Steve Kenson, Crystal Frasier
Tradução: Gilvan Gouvêa, Nino Xavier Simas e Rafael Pelluso
Edição: Thiago Rosa
Tamanho e páginas: 292 páginas, 27,5×18,5cm, colorido.

Escrito por:

Matheus Tietbohl

Matheus acha que se sua biografia fosse um background de Personagem Jogador, Mestre algum aprovaria tanta coisa misturada. Formado em História, é também fotógrafo, designer, editor de vídeo. Já foi cosplayer (existe ex-cosplayer?), mas atualmente destila sua arte montando os Cortes da Jambô e como host do programa JambôVerso.

Ver todos os posts