A Fera de Balteraz: aventura e domínio em Ghanor RPG

A Fera de Balteraz: aventura e domínio em Ghanor RPG

Compartilhe este conteúdo:

Olá!

Na Guilda do RPG de hoje, eu falei sobre os domínios de A Lenda de Ghanor RPG. Primeiramente, abordei o funcionamento básico dessa mecânica, que permite a um jogador utilizar ações de governar no tempo entre aventuras (veja Interlúdio, A Lenda de Ghanor RPG, página 231). Além disso, comentei como gosto dessa parte de domínios por permitir linkar aventuras e sagas que acontecem em um primeiro momento, com algum jogador se tornando Regente dessa região, posteriormente.

Se quiser assistir ao programa, é só clicar aqui. Vários comentários no chat, inclusive, trouxeram ideias interessantes.

Além disso, no programa dei o exemplo de uma ideia de aventura em Ghanor. Quando a escrevi, planejei justamente em uma aventura cujas conclusões pudessem deixar um domínio vago e, quem sabe, algum jogador poderia se tornar um Regente.

Abaixo a proposta de aventura e detalhes sobre possíveis acontecimentos possíveis. Sempre cabe lembrar: os rumos da aventura e dos acontecimentos depende também da ação dos personagens e decisão dos jogadores. É possível que tome rumos completamente diferente, e não há problema nisso.

No final, a ficha de domínio detalhada, para caso algum jogador assuma como regente de Balteraz.

Ilustração de guerreiro com capuz, segurando em uma mão uma espada e em outra uma tocha. É uma floresta escura, mas a tocha ajuda a iluminar seu cavalo que está na esquerda e alguns corpos feridos que estão no chão

Aventura: A Fera de Balteraz

Inspirado nos filmes O Dragão e o Feiticeiro e Pacto dos Lobos, essa aventura apresenta uma região que está sendo assolada por algum monstro terrível e misterioso. Pessoas foram mortas, animais foram trucidados, mas poucos detalhes se sabe sobre a fera que assola a região. As ações do governante local, Sellitor, o Barão de Balteraz, não têm sido o suficiente para encontrar ou eliminar a fera. Chegando na região, os personagens podem tomar para si a missão de acabar com a fera!

 

Parte 1: a cidade de Balteraz
A região que circunda a cidade de Balteraz está sendo assolada por um terrível monstro. Em diversos ataques nos último ano, a fera matou alguns aldeões e animais de criação. O Barão tem empregado forças para derrotar a Fera de Balteraz, mas nada foi o bastante para eliminar a criatura.

Essa parte de aventura consiste no grupo de aventureiros chegando na região e descobrindo detalhes do que está acontecendo. Além das informações acima, ao conversar com a população local, os personagens podem descobrir que os habitantes estão sofrendo com o aumento de impostos do Barão. Apesar dos impostos no baronato já serem altos, como o Regente está tendo gastos para empregar seus soldados de milícia em missões de rastrear e enfrentar a fera, precisou aumentou ainda mais os impostos.

Caso conversem com o próprio Barão, ele e o seu conselheiro, Gadalukz, reiteram as dificuldades de descobrir sobre o mosntro, e como têm tentado rastreá-lo. Dependendo de como for a conversa, os personagens podem perceber que tanto o Barão quanto o conselheiro parecem ter intenções escusas.

 

Parte 2: o Covil da Fera
Após colher informações sobre o modus operandi do monstro com os aldeões (testes de Investigação), o grupo se embrenha na floresta para chegar até o covil. Esse trajeto pode exigir testes de Sobrevivência, além de encontros com outras criaturas menores, como feras selvagens da floresta (lobos ou javalis), o Lorag (pág. 258), a Aranha Gigante (pág. 243) ou o Vinhame (pág. 263).

Por fim, o grupo encontrará o covil e enfrentará a fera.
Qual é o monstro fica a critério do mestre. A depender do nível do grupo, pode ser uma Fera-Pântano (ND 9, pág. 251) ou um Gigante Predador (ND, pág. 253. Uma vez que o mestre decida qual á a criatura que está assolando a região, as pesquisas anteriores que os personagens realizaram fornecerão informações. Se a Fera de Balteraz for um Gigante Predador, por exemplo, os aldeões da cidada poderão dizer que é algum tipo de gigante, ou ao menos que é um bípede. Na floresta os rastros que encontrarão indicarão pegadas de um humanoide gigante, e por aí vai.

Uma vez no covil da criatura, espera-se que os personagens confrontem e consigam derrotá-la!


Parte 3: A Marionete Monstruosa

Retornando para a cidade, ainda na floresta, os personagens são atacados pelo conselheiro Gadalukz! Ele se revela um feiticeiro e, aproveitando que os heróis estarão feridos e com recuros gastos ao enfrentar a fera, espera derrotá-los com facilidade.

Caso derrotem o feiticeiro, o Barão confessará que tem usado o monstro para amedrontar os plebeus e justificar aumento de impostos! Quando a fera apareceu, Gadalukz conseguiu dominá-la, o que fez Sellitor pensar em utilizar o monstro como uma ferramenta de domínio!

 

Desfecho

Os personagens podem depor o Barão tirano. Acordos com ele ou outras possibilidades são possíveis, mas fica claro que ele tanto evitou derrotar de vez o monstro, quando o podia, quando usar a criatura para explorar mais seus súditos.

Com o poder vago, seria possível que um dos personagens se torne o nove Regente (conforme explicado no tópico Tornando-se Regente, pág. 288), herdando o domínio com a ficha abaixo detalhada.

 

 

Domínio: O baronato de Balteraz

Nome do domínio: Balteraz.

Regente: Barão Selittor de Balteraz

Nível: 4 (baronato).

Terreno: planície.

Corte: Comum (um conselheiro).

Manutenção: 3LO.

Popularidade: Sellitor, antigo regente, era Impopular.
Personagem que adquira o domínio será Popular ou Adorado.

Fortificação: +5

Tesouro: 9 LO

Construções: Cadafalso, campo de treinamento, capela, castelo, corte de lei, estátua do barão, fazenda feira, masmorra, taverna, torre de vigia.

Unidades Militares: milícia (10 soldados).

 

 

O que mais pode vir

Quando um personagem conquista um domínio e se torna seu regente, ele recebe um título como Barão ou Conde? Se torna um vassalo de um nobre maior, precisa escolher um suserano?
Como funcionam as regras de intitulação medievais e como isso pode ser aplicado no universo de Ghanor?

Além de Nobiliarquia ter sido minha área de estudo acadêmico durante alguns anos, acho incrível quando conseguimos incorporar essas questões históricas e sociais a um universo de fantasia.

Comente se gostaria desse tipo de conteúdo. Ou me sugere no Twitter (@matheustiamat) o que de Ghanor gostaria de ver abordado!

 

E chame os amigos para participar dos Tesouros de Ghanor!

 

 

Escrito por:

Matheus Tietbohl

Matheus acha que se sua biografia fosse um background de Personagem Jogador, Mestre algum aprovaria tanta coisa misturada. Formado em História, é também fotógrafo, designer, editor de vídeo. Já foi cosplayer (existe ex-cosplayer?), mas atualmente destila sua arte montando os Cortes da Jambô e como host do programa JambôVerso.

Ver todos os posts