SAC Paranormal: Benefício das Organizações Paranormais

SAC Paranormal: Benefício das Organizações Paranormais

Imagem da stream de Ordem Paranormal Desconjuração. Na esquerda Cellbit. Na direita as telas com os jogadores da mesa.

Compartilhe este conteúdo:

Yo! Bem-vinde ao “SAC Paranormal: trazendo respostas do Paranormal para o Normal”! Estou de volta com os pedidos da comunidade e hoje, vamos abordar um assunto apontado por @spot_desenhador: Benefício das Organizações Paranormais!

ATENÇÃO! Como sempre, fica aqui o alerta de spoiler! Vamos abordar alguns assuntos das transmissões do Cabeludo e se você ainda não assistiu Ordem Paranormal, leia por sua conta e risco!

Entrar em uma Organização Paranormal além da Ordo Realistas é uma ideia muito maneira, mas sabemos que, apesar dos benefícios de interpretação serem legais, receber alterações na ficha de personagem ou ganhar itens torna tudo muito mais interessante! Um exemplo clássico da série é a máscara oferecida a Joui, após este ingressar na Seita das Máscaras na temporada de Desconjuração.

Entendendo os Benefícios

Os Benefícios das Organizações Paranormais são mecânicas adicionais, na forma de habilidades, poderes, rituais ou itens, que são adicionados as suas fichas de personagens.

Alguns benefícios são recebidos imediatamente após a ingressão do personagem na organização ou facção, enquanto outros pedem um tempo maior de serviço ou algum teste para provar seu valor para a organização.

Cada organização apresentada no livro Ordem Paranormal RPG, página 300 em diante, será listada neste artigo e tratada individualmente.

Seita das Máscaras: Máscara das Pessoas nas Sombras

A Máscara é um dos Benefícios das Organizações Paranormais na forma de um item amaldiçoado de Conhecimento oferecido àqueles que sacrificam sua identidade e individualismo para fazerem parte desta organização.

Uma vez vestida, seu usuário se desconecta de sua própria identidade, se unindo A Máscara do Desespero e se tornando um lacaio da Seita das Máscaras, existindo com o único propósito de manter o “Equilíbrio na Realidade”. Nessa forma de “peão”, o personagem é obrigado a obedecer as ordens da Magistrada, sendo uma ferramenta em prol do “todo”. Ele não existe para lutar por causas individuais ou mesquinhas, mas sim para lutar pelo “quadro geral” da Realidade. Entender esse quadro geral e todas as infinitas possibilidades e probabilidades que uma ação pode causar a longo prazo é incomcebível para a mente humana, mas não para A Seita das Máscaras e seus membros.

Colocada a Máscara, o acordo está feito e o personagem pe imediatamente beneficiado por ela. A Máscara é um item de Categoria IV, não ocupa Espaços e pode ser vestida com uma Ação Padrão (mas não pode ser despida até que a Magistrada assim permita — ou não).

Sob efeito da Máscara, o personagem é beneficiado:

  • Sua mente está conectada com a maior fonte de Conhecimento. Recebe treinamento em todas as perícias baseadas em INT. Se já for treinado na perícia, recebe +1d20 nos testes usando-a.
  • Todos os benefícios descritos em: Máscara das Pessoas nas Sombras (Ordem Paranormal RPG, página 149).

Produção do Anfitrião: “Deus joga dados com o universo?”

Este Benefício das Organizações Paranormais é tão caótico quanto sua origem. Fazer parte de um dos grupos independentes da Produção do Anfitrião, normalmente, está relacionado com a busca por agradá-lo, através de comportamentos caóticos e a busca por jogadores para os bizarros jogos do temido Anfitrião.

Contudo, nada disso é uma verdade absoluta. Um membro da Produção do Anfitrião pode ser alguém que faz parte de um grupo jurado de derrotar o próprio Aifitrião, um deasfio que para ele pode ser muito divertido — ou não. Não dá pra saber.

De qualquer forma, para se tornar membro de uma das células desta organização, é necessário ser vítima de algum jogo do Anfitrião e ter sobrevivido para contar a história. Feito isso, existe a chance completamente imprevisível (a critério do Mestre) da personagem receber o benefício “Deus joga dados com o universo?”. Se o receber, a personagem faz parte da Produção do Anfitrião, quer ela queira ou não.

O benefício é um poder paranormal de Energia que fornece:

  • Sempre que for rolar 1d20 em um teste, pode ativar esse poder e escolher entre par ou ímpar. Se cair um valor do grupo de números que você escolheu, esse dado conta como um 20 natural no teste (sucesso crítico). Se sair um valor do grupo contrário, esse dado conta como um 1 natural (falha crítica). Neste caso, não importa se os outros d20 foram maiores do que o 1 natural, você é obrigado a ficar com o 1 natural obtido por essa habilidade. Esse poder só pode ser usado uma vez por teste e custa 1 PE.
  • Qualquer outra consequência maluca e/ou imprevisível — ou não.

Luzidios: Faixas Sombrias

Fazer parte de uma comunidade Luzidia é mais fácil para aqueles que já nascem nela. Contudo, algumas comunidades recebem visitantes e se esforçam para manter eles no local até que o “Parasita de Dimensões” transforme os estrangeiros em luzidios também.

Contudo, o destino de um luzidio varia conforme sua comunidade e a “missão divina” que lhe é incumbida. Por mais raro que seja, não é impossível que um luzidio receba a responsabilidade de partir de sua comunidade em buscas a favor do Parasita.

Se tornar um luzidio de forma natural, sem experiências traumáticas que tirem o controle do personegm, envolve passar, ao menos, um mês com a comunidade enquanto se faz parte dela. Isso implica em cumprir tarefas, ser útil e provar seu alinhamento e atenção para com a comunidade. Feito isso, as transformações se apresentam de forma branda, alterando a aparência do personagem e sua ficha também.

Este Benefício das Organizações Paranormais é um poder paranormal de Morte que fornece:

  • Resistência a Morte 10.
  • Imunidade a envelhecimento natural ou paranormal.
  • Visão no escuro.
  • +2d20 em testes contra efeitos de Morte. No entanto, sofre –2d20 em testes contra efeitos de Energia.
  • Não precisa mais de componentes ritualísticos para conjurar rituais de Morte. Além disso, pode aprender rituais que exijam afinidade com Morte.

Transtornados: Aliado da Dor

Se tornar um Transtornado é se tornar uma vítima. Sem ter onde mais recorrer, você buscou ajuda com o Diabo e teve seu desejo atendido de forma macabra e distorcida. Tomado por um episódio de loucura, após sua recompensa terrível, você se torna um transtornado que busca reviver tamanha loucura — ou se libertar dela.

Sua escapatória da realidade se dá através da dor e do sofrimento, em sua maioria física, mas também mental. Contudo, passar por tudo isso e continuar vivo também lhe rendeu um benefício, afinal: “o que não nos mata, nos torna mais fortes”.

Este Benefício das Organizações Paranormais é um ritual de Sangue de 1º Círculo:

Aliado da Dor

Sangue 1
Execução:
padrão
Alcance: pessoal
Alvo: você
Duração: instantânea
Usando este benefício das Organizações Paranormais, sua resistência a dor permite realizar feitos absurdos, indo além do que qualquer um espera. Você é capaz de converter Pontos de Vida em Pontos de Esforço na proporção de 1 para 1. Também é capaz de fazer o oposto. O limite de pontos que você pode converter é igual ao seu Limite de PE. Os custos de PE para conjurar o ritual não entram na conta para a conversão, nem para determinar o limite de pontos convertidos. Os PE ou PV ganhos através dessa conversão são considerados Temporários e acumulam com pontos temporários de outras fontes. PE e PV temporários não podem ser convertidos. Um exemplo de uso seria, após gastar o PE para conjurar o ritual, reduzir seus PE em 2 para ganhar 2 PV temporários, desde que seu Limite de PE seja 2 ou mais.
Discente (+2 PE): a proporção de conversão muda para 1 para 2 (1 PV gera 2 PE temporários, por exemplo). Requer 2º círculo.
Verdadeiro (+5 PE): a proporção de conversão muda para 1 para 3 (1 PE gera 3 PV temporário, por exemplo). Requer 3º círculo e afinidade.

Considerações e despedidas

É isso! Espero que tenham gostado dos benefícios e sintam-se livres para modificá-los como preferirem para o que combina mais com a sua mesa! Sigo reunindo pedidos e dúvidas de vocês, então continuem enviando!

E então, você curtiu a proposta deste artigo? Pretende por em prática em suas missões ou campanhas? Conta pra gente aqui embaixo como foram experiências com organizações paranormais em Ordem!

Dito isso, você pode ler sobre ganchos de missões de Ordem Paranormal escritas por Diogo Almeida clicando aqui!

Até o próximo SAC Paranormal!