O que é Tormenta?

O que é Tormenta?

Compartilhe este conteúdo:

Criado em 1999 na revista Dragão Brasil, Tormenta surgiu como um cenário para jogos de RPG. Desde então, cresceu até se tornar o maior universo de fantasia do país, com dezenas de publicações — entre romances, quadrinhos e, claro, RPGs — e dezenas de milhares de fãs.

As histórias de Tormenta se passam em Arton, um mundo de maravilhas. Há Deheon, maior de todos os reinos e lar da gigantesca estátua de Valkaria, Deusa da Humanidade, da Ambição e da Aventura. Bielefeld, reino de cavaleiros, onde a honra é mais forte que o aço. Vectora, uma cidade voadora que singra o continente carregando mercadorias, intrigas e magia. E muitos outros lugares fantásticos.

Tantas maravilhas se devem ao Panteão, a família de vinte deuses que povoou Arton. Em outros mundos, os deuses podem ser distantes e misteriosos, mas não em Arton. Aqui, eles praticamente batem à sua porta. Ou a derrubam! Os membros do Panteão incluem Khalmyr, o certinho Deus da Justiça; Wynna, a desmiolada Deusa da Magia; Tenebra, a sedutora Deusa da Noite; e Nimb, o insano Deus da Sorte e do Caos.

Mas Arton também é um mundo de perigos. No continente sul, a horda goblinoide de Thwor Ironfist ameaça destruir o Reinado. Nas sombras dos salões palacianos, cultistas de Sszzaas, o Deus da Traição, tecem planos sem fim. Nas profundezas, o Império Finntroll abriga milhares de monstros, e um número ainda maior de escravos da superfície. E, pairando sobre todos, a Tormenta, a tempestade de sangue que até mesmo os deuses temem.

Este é o mundo de Arton. Um mundo de maravilhas, deuses e perigos. Acima de tudo, um mundo que precisa de heróis. Você aceita ser um deles?

Como começar

Há diversas opções para se aventurar no mundo de Arton. Se você gosta de literatura, pode começar com O Inimigo do Mundo, de Leonel Caldela, primeiro romance de Tormenta, que aborda a origem da tempestade demoníaca que dá nome ao cenário. Ou com A Joia da Alma, de Karen Soarele, uma história épica, com aventureiros em busca de um dos artefatos mais antigos do mundo.

Se você prefere quadrinhos, leia Holy Avenger, série de Marcelo Cassaro e Erica Awano vencedora do Troféu HQ Mix e finalista do International Manga Awards, atualmente disponível em sua edição definitiva, composta por quatro volumes. Ou Ledd, mangá de J. M. Trevisan, Lobo Borges e Heitor Amatsu, ainda em andamento e já em seu quinto volume.

Se o que você quer é jogar, pode ler Ataque a Khalifor, livro-jogo de Guilherme Dei Svaldi, ideal se você nunca jogou RPG ou se está sem grupo no momento. Ou, se quiser partir para o jogo completo, escolha entre Tormenta20 (Caldela, Cassaro, Svaldi, Trevisan e Rogerio Saladino) para aventuras em Arton, o cenário principal de Tormenta (temática de fantasia medieval clássica), e Império de Jade (Cassaro, Svaldi e Álvaro Freitas), para aventuras na ilha de Tamu-ra (temática oriental).

Por fim, para mais informações de Tormenta, entre no Fórum da Jambô ou na Masmorra de Valkaria, grupo do Facebook sobre o cenário, e assista Fim dos Tempos, mesa de RPG canônica no universo de Tormenta20, mestrada por Leonel Caldela. Novos episódios são jogados ao vivo, nas quintas-feiras, às 20h, no canal da Jambô Editora.

 

O que o público tem a dizer?

Confira os vídeos abaixo para saber mais sobre Tormenta por quem mais pode falar a respeito: o público.

Canal Vertente Geek

Canal Nerd e Nerd

Canal Preta Nerd & Burning Hell

10 COMENTÁRIOS

comments user
Nelson

Longa vida ao nosso cenário preferido!

comments user
Alexadre

Obrigado aos criadores, esse cenário me deu horas de alegrias e diversões!

comments user
Rinne

Amo esse cenário e gostaria muito de completar toda coleção com todos os livros de literatura, regras, expansões e livros-jogos. Mas pra isso precisaria que vocês continuassem a imprimir livros como “Inimigo do Mundo”, “Bestiario de Arton vol. 1”, “Manual do Arcano”, “Guerras Táuricas” e a caixa do “Mundo de Arton”

comments user
Vander Jordão Peixoto

Olá. Meu nome é Vander Jordão e eu acompanho o Universo de Tormenta desde seu surgimento, em 1999. Nunca joguei RPG, mas gostei do cenário por ser brasileiro e porque eu buscava inspiração para nomes para personagens das histórias que crio (de super-heróis, nada relacionado a RPGs…)
Não tenho todos os livros sobre a Tormenta, e por isso queria pedir que voltassem a publicar livros impressos (e até republicar os livros antigos, como Vectora – Cidade nas Nuvens, O Panteão, Área de Tormenta, Valkaria – Cidade Sob a Deusa, entre outros), para que eu completasse a coleção. Ainda que as regras já tenham mudado, os textos descritivos e ilustrações originais ainda seriam de grande valia para mim..
Outra sugestão é uma linha do tempo no site, contando todos os fatos importantes desde o surgimento do cenário de Tormenta, passando por todas as editoras, equipes criativas, suplementos e sistemas (3D&T, D20, etc).

    comments user
    Mauricio

    Olá Vander, é uma politica da Jambô não reimprimir suplementos, mas caso tu queira algum livro antigo, todos eles estão disponíveis em versão digital, para que tu possa completar tua coleção. A parte de linha do tempo já existe dentro do livro básico, basta dar uma conferida.

      comments user
      Vander Jordão Peixoto

      Ah, tudo bem. É que eu gosto de sentir o papel nas mãos, o cheiro da tinta..
      Não gosto de livros digitais.
      O livro básico que você diz é o Módulo Básico, Edição Guilda do Macaco?

comments user
ramireshimself

Tem que atualizar pras mesas de Joias e Fim dos Tempos