Tal’Dorei: da stream às mesas
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Uma coisa que nunca pode faltar em qualquer boa mesa de RPG é inspiração. Como mestres, temos a necessidade constante de dar vida aos nossos mundos, pintando cada lacuna preciosa com algo especial. Como jogadores, buscamos as ideias mais mirabolantes para os personagens e ficamos ansiosos para vê-los interagir com o mundo que o mestre criou.
Com tudo isso em mente, estamos com sorte; o pessoal do Critical Role tem nos providenciado excelentes histórias, personagens e locais para usarmos nas mesas. E agora, com Tal’Dorei Renascido — Cenário de Campanha, finalmente podemos instaurar o caos — ou a paz — nas terras de Exandria.
Eu conheci o Critical Role no início da pandemia e rapidamente me tornei fã. Com bastante tempo de sobra e com aquela vontade de rever os amigos, começamos a maratonar episódios, discutir teorias e, é claro, jogar RPG on-line com mais frequência. Criei uma campanha que misturava o advento de novas tecnologias com a magia tradicional, muito inspirado na Era do Arcanum e na Calamidade mitológica de Exandria. Esta mistura abriu espaço para todo tipo de personagem se destacar: inventoras, defensores de deuses-dragões, magas pitorescas, brutamontes e até literais marionetes.
Porém, eu sentia que sempre faltava um pouco de “arroz com feijão” naquele mundo que eu havia criado. Acho que todo mestre sabe como é: aquele canto do mapa que você olha e pensa: “Não tem nada aqui ainda, mas depois eu penso em alguma coisa.” Aí, no dia do jogo, você cai no erro de apontar vagamente naquela direção e algum jogador pergunta: “O que tem lá, Marcel? Como a gente chega lá?”.
Além disso, outra coisa bem comum, especialmente como fã de uma obra, é imaginar o que aconteceria se os protagonistas estivessem em situação X ou Y. “O que aconteceria se o Grog saísse no soco com meu bárbaro? E se o Scanlan fizesse uma competição musical com meu bardo?” Bem, agora podemos descobrir. Tal’Dorei: Renascido — Cenário de Campanha nos conta o que tem acontecido nos últimos vinte anos dos heróis; isso sem falar nos vários ganchos de aventura nos locais preferidos do público. Vemos como várias facções e lendas evoluíram nas duas décadas desde a Campanha 1 e temos acesso ao — um tanto infame — Conselho de Tal’Dorei.
E para os combeiros e estrategistas de plantão, como eu, também estamos bem supridos: com várias subclasses novas, a mesa tem novas opções temáticas de como vencer obstáculos. E com os novos blocos de estatísticas de inimigos, desde esqueletos aos lendários membros de Vox Machina, os combates também serão de respeito.
O elemento do caos é sempre bem-vindo no RPG e, com todo o sucesso de A Lenda de Vox Machina apresentando ainda mais pessoas a Tal’Dorei, podemos deixar a imaginação correr solta, viajar pelo continente e viver com os personagens do lendário — e arqui-inimigo de portas — grupo de aventureiros, seja salvando o mundo de novos problemas ou criando-os nós mesmos.
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