Role os Dados e Sobreviva: A Magia dos Livros-jogos

Compartilhe este conteúdo:
Olá, caros leitores! Hoje vamos falar sobre a série de livros-jogos da linha Fighting Fantasy. Se você gosta de RPG, mas não tem um grupo fixo, ou as sessões do seu grupo são espaçadas demais para o seu gosto, uma boa alternativa para saciar sua sede por aventuras fantásticas são os livros-jogos.
O que é um livro-jogo?
Um livro-jogo é um livro interativo, que ao mesmo tempo em que conta uma história, só avança de acordo com suas escolhas e superação dos desafios apresentados. Para jogar um livro-jogo, não é necessário muito: lápis, papel, dados comuns de seis lados e o próprio livro, é claro! No início de cada livro são descritas as regras daquela aventura específica, bem como a ficha que representará seu herói.
Nessas histórias, você assume o papel de um personagem. Em geral, um herói que deve partir em uma missão, seja encontrar um item para salvar um lugar ou alguém, seja derrotar um vilão, ou mesmo resgatar a princesa de um reino.
A série Fighting Fantasy
Criada por Ian Livingstone e Steve Jackson, Fighting Fantasy é, provavelmente, a linha de livros-jogos mais famosa do mundo. Cada livro traz uma aventura isolada para você completar com seu herói usando suas habilidades e itens encontrados ao longo da jornada, contando, é claro, com sua astúcia e uma boa dose de sorte.
A maioria dos títulos da linha apresenta histórias que se passam em um cenário de fantasia medieval no melhor estilo sword & sorcery (espada e feitiçaria), chamado Titan. Publicada originalmente na década de 1980, a série conta com mais de 40 títulos, apresentando aventuras, vilões, monstros, locais exóticos e, claro, itens mágicos!
Ao longo dessas histórias, você explora e enfrenta os perigos e desafios de três continentes diferentes: Allansia, Khul e o Mundo Antigo. E, embora os livros apresentem uma variedade de lugares a serem explorados em suas histórias, alguns locais (e mesmo vilões!) são explorados e enfrentados em mais de um livro, apresentando um cenário vasto e rico.
E pra quem gosta de continuidade…
Como eu disse antes, as histórias dos livros da série apresentam aventuras isoladas. Porém, não é sempre assim, pois alguns desses livros têm continuações — como é o caso do clássico O Feiticeiro da Montanha de Fogo, sendo seguido por O Retorno à Montanha de Fogo e A Lenda de Zagor. Nessa trilogia, você se aventura em um dos locais mais famosos da linha: a Montanha de Fogo, que é do lar do vilanesco Zagor, o temido Feiticeiro da Montanha de Fogo. Sendo a mais famosa sequência da série, a trilogia de livros interligados o conduz em uma terrível batalha contra o mal, que embora possam ser jogados como livros solo, são bem mais divertidos de se jogar em sequência. E para quem é fã de sequências e quer mais, é possível jogar também as duologias Magia! Vol. 1 – As Montanhas Shamutanti e Magia! Vol. 2 – Kharé: Porto dos Ardis, bem como A Masmorra da Morte que é seguida por O Desafio dos Campeões.
Além disso, várias dessas aventuras fazem referências a outros títulos da série, como em Assassinos de Allansia, que logo no começo faz alusão a uma aventura anterior na Floresta Madeira Negra, área explorada na aventura A floresta da destruição, e que, ao final, praticamente convida o leitor a jogar outro livro da série!
Atendendo também aqueles que não são fãs de cenários de fantasia medieval, alguns outros títulos trazem histórias em cenários alternativos, como é o caso de Guerreiro das Estradas, em que você se vê em um cenário distópico após a maior parte da humanidade ter sido dizimada; ou Encontro Marcado com o M.E.D.O., um livro-jogo no qual você assume o papel de um super-herói e precisa salvar os cidadãos inocentes de Titan City (qualquer semelhança não é mera coincidência); e ainda o interplanetário A Nave Espacial Traveller, em que você assume o comando da nave homônima viajando entre planetas no infinito do espaço.
Seja como for, qualquer livro-jogo da série Fighting Fantasy que decidir jogar, garantirá a você horas de entretenimento e emoção, pois mesmo após vencer o jogo pela primeira vez, é possível recomeçar o jogo e explorar um caminho pelo qual não passou antes. Ou, se foi derrotado por alguma armadilha ou monstro, na próxima vez você já sabe qual caminho evitar!
Então anime-se, escolha a aventura que mais chamar sua atenção e vá vencer seus desafios!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.