(Re) Apresentando Brigada Ligeira Estelar!

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Grandes belonaves disparando rajadas poderosas de energia no espaço, após longas jornadas sem garantia de retorno. Pilotos armados com robôs gigantes, em meio aos seus companheiros, sem saber se sobreviverão a essa batalha — mas eles darão tudo de si, porque a vida de milhões dependem deles. Invasores interestelares, prontos para destruir a nós e a tudo o que faz de nós humanos. Pessoas comuns que a ciência transformará em vilões e heróis.
Eu amo a ficção científica animada japonesa. A mesma que nos deu as batalhas espaciais épicas de Patrulha Estelar, os colossos de metal da franquia Gundam, as intrigas políticas em escala interplanetária de Lenda dos Heróis Galácticos, a luta aguerrida por preservar o que há de mais importante na humanidade frente à destruição nas séries Macross, o elogio ao heroico diante do cinismo, mesmo contra a mais cósmica das ameaças em Gurren Lagann.
Em 2012, publiquei um suplemento para 3D&T Alpha pela Editora Jambô, trazendo um universo disposto a incorporar essa magia para os RPGs. Assim surgiu Brigada Ligeira Estelar — e treze anos, seis livros e uma história em quadrinhos depois, ele se tornou o maior cenário de ficção científica brasileiro em volumes publicados, com uma comunidade disposta a manter nossa chama do sci-fi em meio aos anões, magos e elfos que nos cercam por todos os lados.
Agora, em 2025, Brigada Ligeira Estelar está de volta como um jogo independente, com as regras do sistema 3DeT Victory — mas fiquem tranquilos: este é um livro básico, não um suplemento. Tudo o que vocês precisarão para jogar estará nesse novo volume, em 312 páginas bem recheadas. Essa é a sua nova porta de entrada para o cenário, e é chegada a hora de reapresentar o material para quem estiver chegando agora. Assim, nós vamos partir lá do começo…
Antes de Tudo
Após crises climáticas e guerras, o Pacto de Desenvolvimento Espacial impulsionou a colonização de Marte e o avanço tecnológico, com a descoberta do salto hiperespacial. Em 2157 D.C. (200 C.E.), adotou-se o Calendário Espacial original, tendo como marco zero o lançamento do Sputnik-1 em 1957, marcando a descoberta de mundos habitáveis… e o início da diáspora humana de um planeta Terra quase inabitável. Esses mundos foram povoados e terraformados.
A humanidade se separou em blocos estelares. Um deles é a Constelação do Sabre, ocupando dezessete sistemas solares encaixados em um desenho simbólico de uma espada no espaço, perdida em conflitos internos e externos. Guerras e isolamento crescente levaram a várias idades das trevas generalizadas entre esses blocos, e no Sabre esse tempo é chamado de Grande Vazio, marcado por conflitos e perseguições como as Guerras Drones e o Grande Iconoclasmo.
A contagem de tempo se perdeu, com interrupções e retomadas, fazendo os habitantes do Sabre continuarem seguindo erroneamente o antigo Calendário Espacial. Muitos milênios a mais se passaram, na verdade. Mas, no final desse período, veio a figura de Silas Falconeri, homem do povo e líder de massas. Ele iniciou uma longa campanha de libertação de seu mundo dos seus opressores e, a seguir, de toda a Constelação, forjando a Aliança Imperial do Sabre.
À parte dos princípios humanistas de Silas, o velho sistema se reestruturou sob essa nova ordem. Ele precisou enfrentar insurreições armadas, uma mídia alinhada à grandes corporações e inimigos políticos dispostos a tudo para corromper e destruir o que foi construído. Era necessária uma nova guarda, imbuída da mentalidade necessária para proteger seu povo — e, quando a Aliança Imperial entrou em real perigo, Silas criou a Brigada Ligeira Estelar.
Agora
Silas não está mais entre nós, tendo deixado um sucessor fraco… e este não deixou herdeiros ao partir. Hoje, a Aliança Imperial é governada por um Regente Imperial enquanto um novo imperador não é escolhido, mas isso tem levado muitos anos e o único sucessor possível — o outro filho de Silas, Lucas Falconeri — está impedido de ascender ao trono graças a uma manipulação do congresso. Os inimigos políticos de Silas agora estão cada vez mais fortes.
Para piorar, surgiu a maior ameaça já enfrentada na história da Constelação: os Proscritos. Ninguém sabe exatamente de onde eles vieram, mas já tem alguma ideia de como eles são. É um povo individualista ao extremo, ao ponto dos seus robôs de combate — conhecidos como Quimeras — serem completamente diferentes uns dos outros. Julgam a todos por sua “utilidade”, devastam tudo pelo caminho — e colocam estranhas construções autossuficientes no lugar.
Os mundos da Ponta do Sabre estão sob ataque pesado dos Proscritos, mas agora eles fizeram uma incursão no Cabo do Sabre, onde ninguém imaginava ser possível sua chegada. Ela fracassou, mas agora há uma certeza: ninguém está seguro. Além disso, esse ataque revelou ao Sabre a existência dos Grandes Primazes — e, diferentemente do visto até agora, a força bruta não é sua única arma. Nós demos a eles trabalho e agora é hora dos chefões se mostrarem…
…mas pela primeira vez, nós podemos virar o jogo! A revelação da existência dos Andro-Ginóides, após os eventos da Batalha dos Três Mundos, nos trouxe não apenas novos atores nesse palco, mas também nova tecnologia — e com ela, os recursos para igualarmos e talvez superarmos os Proscritos em combate! Um novo modelo de Hussardo Imperial foi desenvolvido e, de Dragoneiros a Hussardos, estamos em preparação para enfrentar uma escala maior de ameaça!
O que Mudou?
Jogadores veteranos perceberão algumas mudanças. Primeiro, a alteração de nome dos Mentalistas para Espers. Há razões para isso: o termo Mentalista passou a ter um outro significado após a popularização de certo seriado, e eu quis… evitar confusões. Além disso, embora eu procure evitar nomes originários do inglês no cenário, Esper é o termo mais clássico usado pela ficção científica japonesa, desde sempre, para personagens com poderes psíquicos*.
Não foi o único termo a ser alterado. Os Animais de Companhia agora passarão a ser tratados como Familiares — eles são justamente isso, afinal de contas — e por fim, a contagem de tempo será alterada e surge assim o N.C.E. (Novo Calendário Espacial), estabelecendo seu ano zero no antigo 1700 C.E.. Assim, a nova fase de Brigada se passará não mais em 1865 C.E., mas em 0165 N.C.E.. Com isso, se expande o período do Grande Vazio de forma mais crível.
De resto, é plantada uma nova e importante semente para o futuro: o surgimento de uma frota de exploração para o além-Constelação, comandado por um novo modelo de belonave co-criado por humanos e andro-ginóides: o Galeão. Vamos deixar os detalhes para futuros suplementos, mas agora poderemos, canonicamente, ter campanhas voltadas ao desconhecido. Mas ainda há muita, muita coisa a explorar dentro dos limites da Aliança Imperial, podem ter certeza!
Brigada Ligeira Estelar está mais vivo do que nunca, pronto para levar jogadores a uma nova era de aventuras épicas, batalhas desesperadas — e descobertas que desafiam os limites das estrelas. Seja enfrentando os Proscritos, desmantelando conspirações de nobreza ou explorando o desconhecido, uma coisa é certa: o destino da humanidade está em suas mãos. Preparem seus robôs, ajustem os motores e levantem voo — porque sua saga está apenas começando!
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