Entre Coragem e Medo: Narrativas Flexíveis em Daggerheart

Entre Coragem e Medo: Narrativas Flexíveis em Daggerheart

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Como o sistema do Critical Role faz com que as interações na sua aventura sejam mais dinâmicas?

Muitas vezes nos acostumamos com a dinâmica presente em alguns jogos de RPG onde temos uma divisão clara de ação e reação intercalada. Sabe quando você faz uma ação, o narrador reage à essa ação, você em seguida reage à essa reação e por aí vai? 

Algumas vezes, isso acaba virando algo rotineiro e pode tirar um pouco do dinamismo.

Daggerheart está chegando para quebrar essa rotina de uma forma excepcional! Vamos dar uma olhada juntos em como funcionam as rolagens em Daggerheart e como elas podem acabar influenciando a narrativa e as cenas de forma muito mais ativa dos dois lados da mesa?

Diferente dos D20 tradicionais, Daggerheart utiliza dois D12 em suas rolagens. Um dos dados é chamado de Dado de Coragem, e o outro, de Dado de Medo. A grande sacada está no fato de que esses dados afetam o resultado, de certa forma. 

Isso significa que os resultados vão além de “sucesso” e “falha”. Quando você falha, mas seu dado maior é o de Coragem, você teve uma falha com algum tipo de vantagem. Enquanto isso, se você tem sucesso com Medo como seu dado maior, você é bem-sucedido, mas a que custo? 

Isso por si só já modifica bastante a narrativa, adicionando mais opções e flexibilidade para os resultados!

Além disso, sempre que você fizer um teste, se você tirar um número maior em seu Dado de Coragem, você ganha 1 Ponto de Coragem. Porém, se tirar um número maior em seu Dado de Medo, quem está narrando ganha 1 Ponto de Medo.

Mas pera aí. O que esses pontos fazem? Bem… Muita coisa! De forma geral, os dados podem ser utilizados para afetar a narrativa e os resultados durante o jogo!

Coragem pode ser utilizada para ativar certas habilidades específicas e melhorar os testes, tanto seus quanto de seus aliados. Ainda pode ser utilizada em ações conjuntas com outros jogadores. 

Medo, por outro lado, é usado apenas por quem está narrando. O mestre pode, utilizando esses pontos, interromper ações de jogadores, dar novas ações e vantagens para suas criaturas e oponentes e, de forma geral, afetar a narrativa introduzindo dificuldades. 

Quando você observa essas duas funcionalidades e como, a cada rolagem, é natural que alguém ganhe pontos, seja de Coragem, seja de Medo, a dinâmica da aventura é completamente alterada quando comparado à um sistema D20 tradicional! 

Como todo mundo pode utilizar esses pontos para alterar resultados e afetar a narrativa (especialmente quem está narrando), o jogo se torna um vai-e-vem de ações e reações. 

Seus jogadores estão tendo muita sorte? 1 Ponto de Medo pode complicar esses sucessos e transformá-los em uma situação difícil e interessante. Além disso, tem sempre o fato de que isso aproxima o RPG de um jogo de mesa, com recursos e utilização constante. 

Todo mundo fica atento quando tem esses pontos, procurando o momento certo para intervir e conseguir atingir seus objetivos! Quantas vezes você se pegou esperando “sua vez” de tentar ajudar seu grupo com algo? Com 1 Ponto de Coragem, você pode simplesmente influenciar a narrativa de forma ativa a qualquer momento!

É reconfortante para os jogadores, além de tudo, saber que, numa falha com Coragem eles recebem algum tipo de benefício material que podem utilizar para facilitar uma ação futura e, dessa forma, a frustração de uma falha que algumas pessoas experienciam acaba por se diluir durante a aventura!

Daggerheart se apoia nessas sensações e nesse vai e volta narrativo enraizado em mecânicas de jogos de tabuleiro, fazendo com que as aventuras sejam dinâmicas e, acima de tudo, interativas. 

Pra quem gosta de aventuras cheias de reviravoltas e com uma narrativa fluida, Daggerheart oferece um respiro do padrão D20 com mecânicas como Coragem e Medo. Aproveite esses pontos e crie também uma narrativa dinâmica, ativa e cooperativa!

Cian Barreto
Escrito por:

Cian Barreto

Cian é game designer, desenvolvedor, apaixonado por narrativa e temática, escritor e narrador do ChrysopoeiaRPG. Jogando de TCGs a MMORPGs, ele ama jogos em geral e descobriu no RPG de mesa sua maior paixão. Morando na Espanha, ele escreve também em inglês e espanhol por aí!

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